Mensagem dos Presidentes

Prezados Colegas,

Vocês devem ter percebido que na logomarca do nosso próximo congresso paranaense de Cardiologia há uma homenagem a Londrina: o café e uma construção típica que representa a imigração japonesa na nossa região. Este é o quadragésimo congresso e marca uma nova forma de organização que foi instituída pela nossa Sociedade Paranaense de Cardiologia. Teremos, daqui para frente, a cidade de Curitiba como sede e os presidentes serão escolhidos de acordo com as regiões do nosso Estado, sempre em rodízio. Esta dinâmica traz melhor qualidade na realização do evento, particularmente em relação à hotelaria, ao centro de convenções, à logística de palestrantes internacionais e nacionais, além de otimização do custo do nosso evento. Esta otimização dos custos tornou-se ainda mais importante diante das novas regras de relacionamento entre os patrocinadores, participantes e a Sociedade Paranaense de Cardiologia, tanto que percebemos uma migração mais forte de clinicas, hospitais e outros prestadores de serviços com o intuito de mantermos a alta qualidade do nosso congresso.

Temos certeza da importância da reciclagem de conhecimentos na nossa profissão, pois é onde ganhamos em qualidade técnica de atendimento, temos a oportunidade de trocar experiências com nossos colegas sobre questões administrativas que certamente se repetem em todas as regiões de nosso estado. Pensando nestas nuances, o programa científico está muito abrangente contemplando fórum de defesa profissional, muitos tópicos de formação e atualização médicas. No tópico “hands on” haverá discussão de casos clínicos com especialistas e a oportunidade de muita interação dos presentes, pois o formato tem casos clínicos reais e um número menor de participantes. Nas salas de discussão com os especialistas haverá a oportunidade de contato com o “o estado da arte”, pois os colegas médicos presentes para discutirem conosco são referencias nas áreas de atuação. Nos simpósios a sua participação é fundamental e estimulada, sempre com especialistas com experiência prática na área para nos auxiliar nos dilemas clínicos do dia a dia. . Haverá espaço para os residentes participarem da gincana, espaços também para as profissões relacionadas á nossa especialidade e a doenças cardiovasculares através das jornadas multiprofissionais.

Por fim, além dos convidados nacionais teremos a presença do Dr. Gregory Thomas, cuja área de concentração de conhecimentos é aterosclerose e estadiamento de risco para doença cardiovascular com métodos não invasivos . É nossa a responsabilidade de educação médica continuada, pois os conhecimentos são gerados continuamente e precisamos aplicá-los para beneficiar nossos pacientes. A Sociedade Paranaense de Cardiologia nos proporciona esta oportunidade, com um programa eclético que cobre as diversas necessidades da nossa profissão e conta com você, congressista, para participar, discutir, posicionar-se e por que não, orgulhar-se de estar presente no nosso congresso. Veja a página do congresso na internet antes de vir, há dicas importantes que facilitarão a sua participação. Até lá...

Alvaro Vieira Moura
Presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia
Ricardo José Rodrigues
Presidente do 40º Congresso Paranaense de Cardiologia
   
Olímpio Ribeiro França Neto
Diretor Científico da Sociedade Paranaense de Cardiologia
Abdol Hakim Assef
Coordenador Médico das Jornadas Multiprofissionais

 

Patrocinador Ouro Promoção Organização Agência de Turismo Oficial
Patrocinador Ouro Promoção Organização Agência de Turismo Oficial