Novos recordes para o Congresso SOCERGS



O aconchegante inverno gaúcho somou-se à interatividade e às temáticas atualizadas para garantir, mais uma vez, a excelência do Congresso realizado de 5 a 7 de agosto em Gramado. As cinco salas com debates simultâneos sobre temas de relevo na área de Cardiologia, a qualidade dos trabalhos apresentados na seção de Temas Livres e o board de palestrantes composto por profissionais gabaritados internacionalmente foram sucesso de público e crítica, superando os resultados obtidos em edições anteriores do evento. “Comemoramos um crescimento efetivo. Foram quatro convidados internacionais, sete de fora do Rio Grande do Sul, 259 palestras, 201 palestrantes e mais de 1,4 mil participantes. Além disso, foram 146 trabalhos inscritos na categoria Temas Livres para o Congresso e 104 para os Simpósios de Especialidades em Cardiologia”, ressaltou o presidente do evento, Dr. Jairo Monson.

A Programação Científica do Congresso, que teve como diretora a Dra. Carisi Polanczyk, contou com três convidados internacionais: os professores argentinos Gurfinkel e Roberto Peidró e o canadense Vladimir Dzavik. Além disso, a SBC proporcionou aos inscritos a possibilidade de participação em importantes debates, com os simpósios do Grupo de Estudos em Coronariopatias, Emergências e Terapia Intensiva (GECETI) e do Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca (GEIC) e com o Fórum de Cardiologia do Esporte e Exercício (DERC). “Nosso desafio era o de oferecer uma programação com alto valor científico. Nos empenhamos para que as diversas especialidades e subespecialidades da Cardiologia fossem contempladas”, afirmou Carisi.





Êxito também nos debates interdisciplinares 

Os participantes dos Simpósios de Especialidades em Cardiologia, coordenados pelo Dr. Ricardo Stein, puderam conferir no Hotel Serra Azul temas atualizados nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A interação multidisciplinar foi a tônica do evento, que proporcionou atualização científica aliada a momentos de muita descontração.



Com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais para o atendimento a seus clientes e pacientes, os Simpósios tiveram seu espírito sintetizado durante o encerramento especial na tarde de 7 de agosto. Educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e médicos foram os protagonistas de uma discussão lúdica sobre realidades em comum e novidades científicas, tendo como pano de fundo um caso clínico da vida real.



“Após 11 meses de trabalho junto às comissões dos Simpósios de Especialidades, sempre contando com o apoio irrestrito da Diretoria da SOCERGS, posso dizer que o desafio aceito se transformou em satisfação. Ao longo desse período, tive o prazer de ver o comprometimento de cada comissão em fazer com que os programas oferecidos alcançassem excelência científica e que a atividade integrada de encerramento tenha sintetizado com maestria o que foi este belo evento”, realçou Stein.






Música para os ouvidos e para a alma

Um depoimento impressionante, encerrado por uma apresentação emocionante. O maestro João Carlos Martins tocou a todos os presentes à solenidade de abertura do SOCERGS 2010 com sua história de resiliência e superação. A apresentação aconteceu na noite de 5 de agosto no Auditório Lupicínio Rodrigues do Centro de Convenções Serrano Resort, com lotação esgotada.

Martins mostrou a importância de se manter o foco nos resultados. Conhecido na década de 1960 como o maior especialista em Bach, uma nevralgia decorrida de um acidente em uma partida de futebol ocasionou um contratempo em sua carreira. A nevralgia foi tratada, mas em seguida Martins desenvolveu uma síndrome de esforço repetitivo que voltou a afastá-lo do piano.

O maestro abandonou o piano, mas momentaneamente. Uma técnica desenvolvida por ele possibilitou que pudesse voltar a tocar o instrumento, usando alguns dos dedos que mantinham a destreza. Porém, em 1995, ao sair de um ensaio na Bulgária, foi assaltado. Uma pancada na cabeça e outra no braço deixaram seu lado direito inutilizado.



Após retornar à terapia, João Carlos Martins conseguiu voltar a tocar: dessa vez, apenas com a mão esquerda. Porém, uma nova operação acabou por tornar completamente impossível tocar piano. O pianista resolveu, então, dedicar-se à regência de orquestra. Ele foi o criador de vários projetos de divulgação musical, entre os quais o da Orquestra Jovem Bachiana e o Toca Atitude.

“Quando tudo parecia perdido para mim, pensei: estou com 64 anos e quero extrair desta vida um legado não apenas musical, mas social. Hoje, quando penso que comecei esta luta sem o apoio do governo ou da iniciativa privada, fico impressionado com o que conseguimos”, falou.



Após o vídeo com sua história e sua fala motivadora, o maestro brindou os convidados com uma interpretação única do Hino Nacional Brasileiro, tocado com apenas três dedos.

 




O coração dos gaúchos nas ruas de Gramado



Um amanhecer diferente surpreendeu Gramado. Quem resolveu dar um passeio pela cidade no dia 6 de agosto encontrou na Avenida Borges de Medeiros e nos principais pontos turísticos uma forma inusitada de incentivo aos cuidados com a saúde cardíaca: balões em forma de coração. Realizada pela SOCERGS e idealizada pela agência de publicidade Competence, a ação marcou o pré-lançamento da campanha "Quem ama a vida cuida bem do coração", que irá abranger ações educativas e de prevenção para a saúde cardíaca, de forma a criar um legado da entidade à população gaúcha.

Os balões puderam ser levados por quem os encontrasse, deixando a cidade ainda mais viva e alegre. A ação baseou-se no conceito e marca desenvolvidos pela Competence para a campanha, que será oficialmente lançada em setembro, durante a Semana do Coração. Nela, vários corações entrelaçados e de diferentes cores representam uma das principais atividades da entidade: esclarecer a população sobre a importância da prática da prevenção.






Envolvimento com a comunidade


Com o apoio da AstraZeneca, a população gramadense e os turistas em visita à cidade na tarde do dia 6 de agosto puderam conferir como anda sua saúde cardíaca e receber dicas para continuarem “bons de coração”. Isso foi possível graças à atividade multidisciplinar que envolveu equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos na realização de exames gratuitos no Centro e bairros do município serrano. A ação foi realizada em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto.

“Esta atividade simbolizou o compromisso que temos com a comunidade em que estamos inseridos”, reforçou Gilberto Nunes, presidente da SOCERGS. Foram realizados 80 exames gratuitos de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de aferição de pressão sanguínea e orientações para uma melhor qualidade de vida.



Palestrantes de renome internacional confirmam presença no Congresso SOCERGS 2010
Gilberto Nunes e Jorge Ilha Guimarães assumem cargo de presidente
Simpósio do DERC em pauta
Empresas confirmadas no SOCERGS 2010 prestigiam posse das novas diretorias
Encontro gera debate sobre intercâmbio profissional dos três estados da Região Sul
O 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, foi o palco eleito para o lançamento do SOCERGS 2010
Bons resultados com as empresas em São Paulo nas reuniões de reforço comercial
SOCERGS 2009 supera expectativas




 



Confira os Temas Livres selecionados para o SOCERGS 2010!









www.abev.com.br

Saudação Diretoria Comissões Programa Informações Palestrantes Temas Livres Local Transporte e Hospedagem Expositor Contato Inscrição Home

Melhor visualizado com resolução de tela à partir de 1024x768 pixels
Desenvolvido por Studio Feeling